domingo, 25 de março de 2012

Como você consegue?

Ao longo desse periodo que estamos passando, encontrei muitas pessoas que dizem o seguinte:
"Deus sabe o que faz, se fosse eu, no seu lugar, já teriam enlouquecido."
"Como você consegue?"
"Da onde você tira tanta força?"
E por aí vai. 
Em geral eu não sabia o que responder... sempre dizia: "sei lá, acho que não tem resposta." Mas, tem sim.
Primeiro, vamos deixar Deus fora disso, por enquanto. Para que eu continue acreditando em Deus, preciso acreditar que o que aconteceu com o Luiz Miguel não foi vontade Dele. Depois, quando você é pai ou mãe de uma criança que está quase morrendo e precisa ir para UTI, você descobre que o seu sorriso e sua calma tem poder de cura e é o que vai faze-lo dormir em paz e, pode ter certeza, ninguém enlouquece (passamos a beira da loucura, mas não enlouquecemos).
  A gente sabe que quando nosso pequeno acordar, será a nossa serenidade que iria ajudá-lo a aguentar todos aqueles dias de UTI. Claro que é preciso dar umas escapadas rápidas até o banheiro para poder chorar toda aquela angustia, renovar as força e voltar como se nada tivesse acontecendo, como se aquele lugar fosse muito legal.
"Como você consegue?" - resposta simples, nunca duvidei da cura do Luiz Miguel e passei a tentar viver um dia de cada vez, sem planejar o futuro, fazendo valer cada instante com ele, aproveitando o maximo do dia de HOJE (e não é assim que todos deveriam viver?). 
Obviamente que, ao receber o diagnóstico, a gente fica sem entender nada, acha aquilo tudo uma injustiça sem fim e deseja que tudo aquilo não estivesse acontecendo com um criança de 5 anos tão cheia de vida. Mas...
Ver o Luiz Miguel brincando, sorrindo, forte e saber que existe chance de cura  é o que me dá forças. Saber que entrou um excelente médico nas nossas vidas e que nos ultimos minutos de hospital esse médico, com toda sua sabedoria e observação, notou detalhes, que separadamente não tem a minima importancia mas, juntos, são sintomas de uma doença rara, faz toda a diferença. Ver as pessoas respondendo ao apelo para cadastro de doação de medula óssea, nos dá animo e esperança.
E, enfim, se um dia, depois de tanta luta, eu me encontrar sem forças para ir além, me lembrarei de Deus, um Deus justo.

DEUS CONSEGUIRÁ
"E quando se acabarem as palavras
E quando não deu certo o que era humano
E quando se esgotarem os recursos
E já não adiantar nenhum discurso
E quando eu tiver feito o que é possível
E quando fazer mais for impossível
Então descansarei bem mais tranquilo
Então meu coração se lembrará
Confia no Senhor
Confia no Senhor
Procura o ombro dele que ele é Pai
Confia no Senhor
Confia no Senhor
Se não conseguiste, Deus conseguirá"
 (Pe. Zezinho)

5 comentários:

  1. Ligia saiba que vc é uma pessoa incrível, te admiro muito por toda essa força que vc tem, eu tenho acompanhado o caso do Luiz Miguel desde quando ele precisou de sangue, e mais uma vez estou aqui pronta para doar medula óssea tbm, vc sabe qual o procedimento que tenho fazer pra isso??? Beijoss e que Deus abençoe sua família.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ligia já me informei como fazer para doar medula óssea, essa semana ainda vou até o hemocentro do H.U para me informar melhor, força Luiz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Laura, só vi seus comentários agora. Que bom ue vc se informou... obrigada pela força. Leva a identidade e o cartão do SUS até o hemocentro do H.U. que vc consegue fazer o cadastro.

      Excluir
  3. Ligia, amei seu blog e revi-me aqui nestas suas palavras... nossa como você está retratando minha vida...obrigado por tudo e felicidades para vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada eu... Acho que passamos pelos mesma experiências... E com isso acabamos adquirindo a mesma força. Felicidades para vocês também.

      Excluir